Unimed Volta Redonda investe em qualificação dos profissionais e cooperados

A ferramenta de busca e tomada de decisão médica implantada amplia a segurança do paciente e contribuiu para a conquista da certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação)

Com 1.400 colaboradores e 452 cooperados, um dos pilares da cultura organizacional da Unimed Volta Redonda é investir no aprimoramento dos conhecimentos e da qualificação dos profissionais para atender cada vez melhor e com mais segurança os pacientes.

Para cumprir esse objetivo e colaborar com o desenvolvimento da equipe médica e de assistência, a Unimed Volta Redonda optou pela contratação do Clinical Key, plataforma digital da Elsevier que empodera os profissionais e estudantes da saúde para aproveitar ao máximo o conhecimento clínico mais aprofundado e atualizado. Essa plataforma está integrada ao prontuário MV, facilitando o trabalho do corpo clínico e proporcionando mais agilidade e produtividade durante a consulta no hospital.

Ao todo, são mais de 1.000 e-books, 500 revistas científicas, 15.000 vídeos e 3.000.000 imagens de procedimentos clínicos e cirúrgicos presentes no Clinical Key. Dr. Vitório Moscon Puntel, vice-presidente da instituição, conta que quando houve a contratação da ferramenta, o cenário era de expansão do Hospital, com aumento da complexidade de serviços e interesse em ter uma ferramenta de atualização científica.

Os resultados foram positivos. “A ferramenta de busca e tomada de decisão médica amplia a segurança do nosso paciente e foi fator contribuinte para a conquista da certificação nível três da ONA (Organização Nacional de Acreditação), processo utilizado pelas organizações de saúde para implementar e avaliar a qualidade dos serviços prestados” revela o Dr. Vitório. A Unimed Volta Redonda é uma das poucas que possui também a acreditação HIMMS estágio 7, o que aponta a excelência da unidade. Já são 275 cooperados do hospital cadastrados no Clinical Key com “acesso ao conteúdo no consultório, no Hospital Unimed Volta Redonda, em casa ou em qualquer lugar. Além do aplicativo Coopera App”.

Por ter sido bem aceito e apresentado ótimos resultados para as equipes médicas e de assistência, a Unimed Volta Redonda decidiu contratar também o Clinical Skills da Elsevier, uma plataforma digital de educação continuada que combina o poder de desenvolver a prática com base em evidências com o gerenciamento das competências da equipe multidisciplinar. Auxilia na padronização e redução da variabilidade clínica no cuidado do dia a dia. A ferramenta oferece um conteúdo atual desenvolvido por grandes nomes em diversas áreas, inclusive da enfermagem brasileira, que contemplam procedimentos, casos clínicos, avaliações iniciais e Protocolos, todos eles apresentados de forma digital e que podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet.

O Diretor de Vendas Institucionais para América Latina da Elsevier, Alexandre Ribeiro, ressalta que essa parceria entre as instituições “do ponto de vista estratégico, é importante porque a aquisição dissemina o conhecimento da tecnologia das soluções da Elsevier por todo o Brasil, por meio da rede Unimed. Essas são ferramentas que incentivam a educação continuada e que podem auxiliar as equipes nos hospitais a oferecerem um melhor atendimento, com resultados ainda mais positivos”.

O objetivo da Unimed Volta Redonda com o Clinical Skills é justamente “ampliar a segurança dos pacientes e a proposta de educação continuada para todos os profissionais assistenciais”, explica Dr. Vitório. A ferramenta ainda está em fase de implementação e a receptividade pelas equipes, tanto com o Clinical Key quanto com o Clinical Skills tem sido positiva.

A Diretora de Clinical Solutions da Elsevier, Claudia Toledo, diz que “as soluções desenvolvidas pela Elsevier, como o Clinical Key e o Clinical Skills, vão ao encontro de avanços tecnológicos da medicina, que demanda maior aprimoramento de técnicas médicas para a precisão na execução dos procedimentos de atendimento ao paciente, uma vez que estamos cuidando de vidas. Qualquer desvio de conduta ou falta de conhecimento pode levar a perda do paciente. As soluções da Elsevier auxiliam os profissionais na tomada de decisão e favorecem o quadro positivo dentro dos hospitais”.

Veja mais posts relacionados