Unimed-BH inaugura novo hospital em Betim e amplia rede própria

Com investimento de R$ 250 milhões em recursos próprios, Hospital Unimed – Unidade Betim inicia operação no dia 14 de abril

Com foco na melhoria da qualidade assistencial, a Unimed-BH,uma das maiores operadoras de planos de saúde do país, inaugurou no dia 10 de abril o Hospital Unimed – Unidade Betim. Quinto da rede própria da Unimed-BH, o novo hospital demandou investimentos deR$250 milhões em recursos próprios. Localizado no bairro Riacho das Areias, a operação da unidade acontecerá em duas fases. Na primeira, dia 14 de abril, começam a funcionar as alas de internação clínica, lactário, centro de imagem, laboratório e áreas administrativa e de apoio. Em junho tem início a segunda fase, quando passam a operar as internações cirúrgicas, UTI’s adulto, pediátrico e neonatal, centros cirúrgico e obstétrico – incluindo os quartos de pré-parto, parto e puerpério imediato (PPPs) – endoscopia e hemodinâmica, além de atendimento em 27 especialidades médicas e consultas em pronto-socorro com capacidade para 900 atendimentos por dia e 27 mil por mês.

A abertura do Hospital Unimed – Unidade Betim vai permitir a ampliação do número de leitos no município e receberá pacientes direcionados de outras unidades da rede. Na primeira fase serão 43 novos leitos de internação clínica e, ao final da segunda fase, serão 182 leitos, dos quais 60 direcionados para UTI adulto, pediátrico e neonatal. A capacidade instalada do hospital é de 300 leitos. Para o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, o investimento na cidade reforça a importância do município para a Cooperativa. “Atualmente a Unimed-BH possui 125 mil clientes em Betim e região, que é um importante polo industrial do Estado e que, assim que o país retomar o crescimento econômico, será uma área com forte investimento e aumento no nível de empregos”, afirma.

A obra do hospital foi executada em 24 meses, tendo cumprido todo o cronograma de execução e a programação de custos.

Inovação

Com um projeto inovador e tendo como foco a melhor assistência ao cliente, o novo Hospital Unimed – Unidade Betim terá as mais avançadas tecnologias do setor de saúde aliadas ao cuidado. A unidade conta com um sistema de correio pneumático, que liga todas as áreas do hospital e agiliza a circulação de medicamentos e exames entre os setores, reduzindo o tempo de atendimento ao cliente. Além disso, as estruturas possuem isolamento acústico e de calor em todas as áreas e reservatório de água pluvial para irrigação.

Na ala da maternidade e da pediatria foram planejadas uma área de recreação infantil e uma brinquedoteca. Além disso, todas as janelas dos quartos são voltadas para um jardim, privilegiando a iluminação natural. Para as grávidas, há ainda os quartos PPP (sigla para pré-parto, parto e puerpério imediato), desenvolvidos para oferecer cuidado e aconchego à mulher, sem que seja necessário abrir mão dos mais avançados recursos para um parto seguro. A sala de espera do pronto-socorro infantil é separada da sala dos adultos e conta com um espaço lúdico e acolhedor, tornando o ambiente hospitalar mais amigável.

Estrutura de atendimento em Betim

A Unimed tem uma relação histórica com Betim, com presença na cidade desde 1984. Atualmente a Unimed-BH tem três unidades própria na cidade: o Hospital Unimed – Unidade Betim Centro, incorporado em 2012; o Centro de Promoção da Saúde Unimed e a Clínica Unimed Pleno, inaugurados em 2014.

Todos os serviços do Hospital Unimed – Unidade Betim Centro serão mantidos até o mês de junho, quando ocorrerá a total migração das atividades para a nova unidade. “Todo o processo de migração entre as duas unidades está sendo conduzido de forma bastante cuidadosa, garantindo a segurança assistencial e a preservação da qualidade de todos os atendimentos”, afirma Samuel Flam.

Geração de emprego e apoio ao desenvolvimento econômico

A Unimed-BH acredita e apoia o desenvolvimento econômico de Betim. Para isso, a Cooperativa fez uma parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para a contratação de profissionais e aproveitamento da mão de obra local. Em um primeiro momento foram contratados 150 profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e algumas posições administrativas. Para a segunda fase já estão sendo recrutados 130 profissionais, de diferentes áreas de atuação.

Para compor a equipe, a Unimed-BH vai transferir os profissionais que atuam no Hospital Unimed – Unidade Betim Centro e irá avaliar a necessidade de novas contratações à medida que houver demanda. “A manutenção dos nossos colaboradores preserva o nosso jeito de cuidar e contribui para a adaptação dos novos contratados na unidade”, afirma o diretor-presidente. A expectativa é que, após finalizar a segunda fase, em junho, o novo hospital tenha gerado aproximadamente 700 empregos diretos.

Outra iniciativa da Unimed-BH foi a estruturação do corpo clínico e a preparação das equipes multidisciplinares que vão atuar na nova unidade. Foram realizados alinhamentos e treinamentos voltados para o “jeito Unimed de cuidar”, que reuniram teoria e prática no cuidado humanizado ao paciente. É uma forma de receber bem os colaboradores e clientes e garantir o padrão de qualidade assistencial da Unimed-BH.

Responsabilidade Social

Por meio do Instituto Unimed-BH, que conta com a doação direta ou via Imposto de Renda, mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores se uniram em uma grande rede de solidariedade para apoiarem diversos projetos em Betim voltados para formação de jovens e crianças, formação de professores da rede pública municipal em técnicas teatrais e atividades culturais gratuitas.

Em parceria com Sociedade Artística Brasileira (SABRA), o Instituto realiza projetos de musicalização infantil, formação de orquestras e corais em escolas púbicas, além da manutenção da Orquestra Sinfônica de Betim. Também desenvolve o Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT), na qual capacita os professores da rede municipal de ensino a usar a arte como instrumento de educação.

O Circuito Instituto Unimed-BH é outro projeto realizado em Betim. Ao longo do ano, diversas atrações culturais gratuitas ganham os espaços públicos da cidade. Entre as atrações está uma apresentação anual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Esse ano, o Instituto Unimed-BH também trouxe para Betim a Campanha de Popularização do Teatro, que permitiu à população assistir a espetáculos teatrais a preços populares ou gratuitos. “É do interesse da Cooperativa manter e apoiar esses projetos nas cidades onde temos atuação”, reforça Samuel Flam.

Veja mais posts relacionados

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

*Ao registrar-se em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.