Paciente empoderado: experiências de Suécia, Portugal, Canadá, Argentina e Brasil são apresentadas em São Paulo

A participação ativa dos pacientes em seu cuidado e na melhoria da qualidade dos serviços de saúde é tema central da terceira edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O evento acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo.

Um dos palestrantes éJohn Ovretveit, diretor de Pesquisa da Karolinska Medical University (Estocolmo/Suécia), especialista em gestão de serviços de saúde com projetos desenvolvidos nos cinco continentes, em países como Finlândia, Islândia, Noruega, Estados Unidos, Iémen, Indonésia, Tailândia e México. Ovretveit apresentará como os relatos dos pacientes podem se tornar ferramenta para a melhoria do cuidado.

Para falar sobre gestão da confiabilidade e da experiência em saúde, o convidado é o brasileiro radicado em Londres Carlos Hiran Goes de Souza, gestor de Acreditação Internacional da Healthcare Accreditation and Quality Unit (CHKS). Médico e mestre em saúde pública pela Université Pierre et Marie Curie (Paris/França), há dez anos Souza atua na avaliação de qualidade de serviços de saúde em Portugal.

Desenvolvido no Canadá, o projeto inovador de saúde desenhadapelaspessoas – e não sóparaas pessoas – será abordado por Leslee Thompson, CEO da Health Standards Organization (HSO). Com 25 anos de experiência executiva, Leslee é líder do movimento People Powered Health e reconhecida internacionalmente por seu trabalho de parceria com o paciente para a melhoria dos desfechos.

Os desafios da segurança do paciente na América Latina serão discutidos na palestra de Ezequiel García Elorrio, fundador do Instituto de Eficácia Clínica e de Saúde (Buenos Aires/Argentina). Médico e professor da Universidade de Buenos Aires, Elorrio desenvolve pesquisas que já foram financiadas pela Fundação Bill e Melinda Gates, Organização Mundial de Saúde e Mapfre, entre outros.

Além dos palestrantes internacionais, o evento conta com a participação de especialistas e gestores brasileiros de saúde pública e privada, divididos em quatro eixos de conteúdo. Entre eles estão Vitor Manuel Jesus Mateus, secretário de Estado de Saúde do Pará,Wilson Pollara, ex-secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier,Mario Vrandecic, fundador do Biocor Instituto, e Elenara Ribas, líder do projeto Paciente Seguro PROADI-SUS/Hospital Moinhos de Vento.

“Promover um evento como esse é fundamental para o setor de acreditação e uma das iniciativas que temos para reforçar o comprometimento com a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Temos mais de 700 instituições de saúde no Brasil, por meio do aprimoramento da gestão, da qualidade e da segurança da assistência”, afirma o presidente da ONA, Cláudio José Allgayer.

O 3º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde tem patrocínio da ABRAMGE, Biomeditech, DNV-GL, GestQual, IBES, IQG, Qualiex, Seguros Unimed e VG&P Advogados. Conta com apoio institucional da FBAH, FGV EAESP – GV Saúde, FEHOESP, IBSP, ISQua, Revista Melhores Práticas e Viver Excelência e apoio de mídia do Grupo Mídia e do SaúdeBusiness.com.

SERVIÇO:

3° Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Data: 25, 26 e 27 de outubro de 2018

Local: Centro de Convenções Rebouças HCFMUSP – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP

Programação:www.ona.org.br/Agenda/294/3-Seminario-Internacional-de-Seguranca-do-Paciente-e-Acreditacao-em-Saude

Inscrições:www.ona.org.br/Produto/304/3-Seminario-Internacional-de-Seguranca-do-Paciente-e-Acreditacao-em-Saude

Veja mais posts relacionados

Siemens adota plataforma IoT na FEI

MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de...

Fenasaúde terá nova Diretora-geral

A advogada e engenheira Vera Valente será a nova diretora-geral da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), substituindo o engenheiro...

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

*Ao registrar-se em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.