Hospital Sírio-Libanês inaugura pronto atendimento cardiovascular

Espaço será exclusivo ao atendimento especializado de pacientes com problemas cardiológicos e acidente vascular cerebral

O Hospital Sírio-Libanês acaba de inaugurar o Pronto Atendimento Cardiovascular em sua unidade da Bela Vista, em São Paulo. Ele está localizado no mesmo espaço do Pronto Atendimento Adulto, Pediátrico e Geriátrico, e contará com farmácia, enfermagem, consultórios médicos e boxes exclusivos equipados com aparelhos de eletrocardiografia e ecodopplercardiografia para realização de exames à beira-leito, além de comunicação direta com as salas de emergências. “Temos boxes individuais com controle de temperatura, monitores multiparamétricos em todos os leitos para acompanhamento em tempo real da equipe de enfermagem e equipe médica especializada”, explica Dr. Luciano Baracioli, coordenador do PA Cardiovascular.

A sala de hemodinâmica, para realização de cateterismo, é interligada ao Pronto Atendimento, o que garante uma agilidade ainda maior em situações de urgência. De acordo com Dr. Baracioli, a iniciativa representa ganhos em atenção, conforto e agilidade no atendimento às emergências cardiovasculares. “Por ser uma área dedicada, aqui, o paciente recebe atenção especializada e mais rápida, pois levamos em conta que, em algumas doenças cardiológicas, o curto tempo para o início do tratamento é fundamental e pode reduzir a mortalidade”, diz.

Todos os indicadores de qualidade apresentados pelo PA Cardiovascular, como o tempo porta-ECG (tempo entre a chegada e a realização do eletrocardiograma) e o porta- balão (tempo entre a chegada e a realização de angioplastia em pacientes com infarto agudo do miocárdio), superam os recomendados pelas organizações internacionais.

Segundo o diretor do Centro de Cardiologia do hospital, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, a ideia de um pronto atendimento é um avanço da especialidade dentro da instituição. “Agora temos atendimento específico aos pacientes com doenças cardiovasculares – infarto e acidente vascular cerebral. É extremamente importante essa personalização para o rápida assistência a esses pacientes.”

A abertura de um Pronto Atendimento é um dos pilares da expansão do Centro de Cardiologia, que atualmente conta com 99 leitos, sendo 31 destinados a internação, 45 leitos na Unidade Coronariana (semi-intensiva), 12 leitos na Unidade de Terapia Intensiva – UTI Cardiológica, 11 leitos na Unidade de Assistência à Insuficiência Cardíaca – UAIC, especializada no cuidado de pacientes com Insuficiência Cardíaca, que muitas vezes precisam de um coração artificial ou de um transplante. Os apartamentos são equipados com telemetria, que permite o monitoramento contínuo do ritmo cardíaco. O Centro também conta com Núcleos especializados no Tratamento de Hipertensão; Cardio-oncologia; Cardiopediatria; Arritmias e Disautonomia e Cessação do Tabagismo.

Veja mais posts relacionados