Hospital Santa Paula conquista o Selo Pleno do programa “São Paulo Amigo do Idoso”

O Hospital Santa Paulaacaba de receber o Selo Pleno do programaSão Paulo Amigo do Idoso”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para estimular hospitais e entidades públicas a adotarem boas práticas voltadas ao público idoso.
A instituição, que conquistou o primeiro selo em 2015, recebeu a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso para uma auditoria que o classificou como apto a obtenção do selo nível pleno. Para esta promoção, o hospital implementou ações voltadas a três eixos:
1. Comunicação e Informação:
• Oficina do Envelhecimento: colaboradores e comunidade participaram de uma ação sensorial para vivenciar as dificuldades físicas consequentes ao envelhecimento, como a locomoção comprometida e audição e visão reduzidas. Uma estação simulava, com o auxílio de acessórios como aventais de chumbo, caneleiras, tampões de ouvido e óculos embaçados, os problemas enfrentados diariamente pelos idosos. A ação contou com suporte médico e uma equipe multidisciplinar. A ideia é que a oficina aconteça em novos treinamentos de funcionários e datas especiais para a comunidade.
• Informativo para idosos internados: distribuição de material direcionado ao público 60+ com conteúdo para o seu dia a dia, como por exemplo: estatuto do idoso, mobilidade, sugestões de ajustes na arquitetura da casa, etc.
• Material com orientações para alta do paciente destinado à equipe multidisciplinar do hospital: fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e farmácia.
• Patricínio em eventos destinados à terceira idade.
2. Ambiente Físico:
• Adaptação das rampas de acessibilidade com corrimão.
• Banheiros acessíveis, com adequação de luz e vaso sanitário específico para terceira idade.
• Luz guia no caminho dos apartamentos aos banheiros.
• Identificação eficaz das áreas e corredores com letras maiores e cores chamativas.
3. Gestão Assistencial:
• Formação de equipe multidisciplinar em geriatria.
• Formação de equipe de controle e sintomas de Cuidados Paliativos.
Ambulatório de geriatria.
• Implementação de protocolos clínicos para patologias mais comuns na população idosa.
• Garantia de acomodação para acompanhante do idoso (24h).
• Atendimento voluntário de múltiplas especialidades médicas para pacientes atendidos pela ONG Velho Amigo.
• Gerenciamento das altas dos pacientes com orientação para os cuidados em casa.
Para o presidente do Hospital Santa Paula, George Schahin, a obtenção do Selo Pleno é um reflexo do atendimento humanizado em idosos. “O envelhecimento populacional é um fenômeno que merece atenção especial, principalmente por parte dos hospitais, para garantir um modelo assistencial de saúde adequado e de qualidade para o público. É de extrema importância que as pessoas entendam e se sensibilizem com a realidade do idoso, especialmente os que já enfrentam dificuldades motoras e sensoriais. Nossos esforços estão voltados para encorajar o idoso a lidar com os novos desafios desta fase da vida de maneira leve e inclusiva.”

Veja mais posts relacionados

Siemens adota plataforma IoT na FEI

MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de...

Fenasaúde terá nova Diretora-geral

A advogada e engenheira Vera Valente será a nova diretora-geral da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), substituindo o engenheiro...

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

*Ao registrar-se em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.