Hospital 9 de Julho adquire o seu terceiro robô para cirurgias robóticas e simulador inédito na América Latina

O Hospital 9 de Julho (H9J) comprou um novo robô para cirurgias robóticas, o terceiro desde 2012, quando foi a primeira instituição privada a investir na tecnologia. O novo modelo, XI, com investimento de US$ 4, 5 milhões é ainda mais moderno do que as versões anteriores. Alfonso Migliore, diretor Geral do H9J, resume: “o robô tem braços menores mais finos e flexíveis, que permitem colocá-lo em qualquer posição ao redor do paciente, assim como as pinças, que também diminuíram e adaptam-se melhor à abordagem cirúrgica, além de um melhor acesso à regiões sensíveis, como a próstata, sem precisar mobilizar o paciente” explica.

Com a aquisição, o H9J pretende aumentar o número de procedimentos que hoje chegam a quase 3 mil. “Fomos a primeira instituição privada a adquirir o primeiro robô em 2012 e a investir fortemente no treinamento de médicos e enfermeiros, com o então simulador Mimic e novamente estamos sendo precursores no investimento dessa plataforma completa que irá contribuir para a formação de novos cirurgiões” reforça o Dr. Migliore.

Além do robô, o H9J é a primeira instituição da América Latina a implementar a plataforma completa de treinamento para cirurgias robóticas, o simulador Robotix Mentor e o LapMentor Express. Segundo o Dr. Migliore, o simulador é o primeiro do mercado e é utilizado para treinar cirurgiões e seus assistentes ao mesmo tempo, com um programa de treinamento customizado que avalia os usuários com métricas que identificam se o objetivo foi alcançado por meio da verificação dos resultados dos exercícios realizados”.

Com o investimento de US$ 150 mil, a plataforma é muito mais avançada que o simulador anteriormente utilizado.

A cada programa de exercícios são sugeridas novas tarefas para cada especialidade e todos esses dados servirão para também para atestar a proficiência dos alunos.

Veja mais posts relacionados

Siemens adota plataforma IoT na FEI

MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de...

Einstein lança ensino adaptativo

O Ensino Einstein, braço de educação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, acaba de lançar o aplicativo Atualização Médica...