Biocor Instituto conquista reacreditação internacional NIAHO para o triênio 2018-2021

Aprimoramento. Essa é a palavra de ordem para as instituições que empregam boas práticas assistenciais e organizacionais, mas que sabem que o progresso é um processo contínuo, que demanda tempo e esforço. Em hipótese alguma pode estagnar-se. É preciso inovar, estar atualizado, seguir parâmetros que possam atestar a qualidade obtida com tamanho esforço. É com este pensamento que o Biocor Instituto reconquistou a acreditação NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations), desenvolvida pela DNV (Det Norske Veritas) e aprovada pelo Centers of Medicare and Medicaid (CMS), dos Estados Unidos.

A conquista da reacreditação pelo Biocor Instituto aconteceu em julho de 2018 e vale até 2021, quando o hospital passará por uma nova inspeção. Há 10 anos, a instituição vem investindo na acreditação internacional NIAHO como forma de atestar a qualidade dos serviços prestados. O Hospital iniciou, em 2008, o desenvolvimento do sistema de gestão visando obter a acreditação.

“Em 2009, obtivemos a acreditação, demonstrando estarmos sempre na vanguarda do desenvolvimento da gestão dos serviços de saúde. A NIAHO é uma oportunidade para estimular inovações e impulsionar o contínuo aprimoramento”, afirma Mario Vrandecic, presidente e fundador da instituição.

O processo para obtenção do selo, e sua posterior manutenção, não trouxe grandes desafios ao Biocor Instituto, uma vez que a instituição já estava habituada a seguir uma série de normas necessárias para a conquista do selo.

A metodologia da NIAHO tem como premissa a conformidade com a norma ISO 9001, instituída na instituição desde 1995.

“As organizações certificadas por essa ISO já possuem reconhecimento internacional referente à gestão estruturada de processos, resultados e busca contínua da melhoria do sistema, o que traz maior segurança aos pacientes e o desempenho operacional”, completa Vrandecic.

Além da norma ISO 9001, a instituição possuía também outros selos que facilitaram o processo de obtenção da acreditação, como a norma ISO 14001, OHSAS 18001 e acreditação ONA Nível III. Vrandecic explica que esse sistema de gestão adotado pelo Biocor deu uma base sólida para a incorporação dos procedimentos requisitados. “A NIAHO veio agregar valor ao sistema de gestão do Biocor fortalecendo a política de qualidade e segurança do atendimento aos pacientes”.

Gestão integrada
Na visão de Vrandecic, a acreditação veio com o objetivo de agregar valor ao sistema integrado de gestão, que abrange todos os setores do Biocor Instituto. Desta forma, o investimento gerou impactos positivos na organização da Instituição. “Investimentos em treinamentos e educação continuada, melhoria de processos, novas tecnologias, infraestrutura, dentre outros”, completa Vrandecic. Ele ressalta que investir nessas áreas possibilitaram não só obter o selo, mas também promover sustentabilidade.

“Com esta certificação, o Biocor mantém suas credenciais para atender os pacientes nacionais e internacionais com elevado padrão de qualidade e segurança”, afirma Vrandecic. A acreditação NIAHO é aprovada pelo Centers of Medicare and Medicaid (CMS), do Governo dos Estados Unidos. Além de integrar os processos de gestão, e se aplicar em toda a estrutura organizacional, o selo também incentiva a manutenção desse alto padrão de qualidade e segurança. Os resultados são vistos na prática, com um atendimento de excelência prestado aos pacientes.

“Isso pode ser evidenciado pelos prêmios recebidos pela instituição concedidos não só por diversos convênios, incluindo o SUS, assim como outras entidades da área da saúde”, afirma Vrandecic. Com 33 anos de existência, o Biocor Instituto é referência em gestão, tecnologia e eficiência na área da saúde, atendendo mais de 40 especialidades médicas.

Aprimoramento
Para manter-se atualizado não basta apenas estar atento às novidades, mas também enxergar as possibilidades que o futuro traz. Por esse motivo, o Biocor Instituto, que há pouco conquistou a reacreditação.

“Trabalhamos mantendo diversas ações pelo sistema integrado de gestão de qualidade para manter o selo”, diz Vrandecic.

Entre essas ações estão: observação permanente da política do sistema integrado de gestão, com foco no cliente, melhoria contínua do sistema de gestão por meio de ações da diretoria, grupos de trabalho, comissões e grupo de riscos, por meio de auditorias internas e externas, manutenção da qualificação e educação continuada do corpo clínico, enfermagem, corpo técnico e setor administrativo.

Outro princípio, que está dentro dessas ações citadas anteriormente, é a humanização. Vradecic explica que o Biocor estimula a atuação proativa das equipes a cuidar do paciente com humanização, profissionalismo e dedicação. Oferecer uma estadia segura, confortável e acolhedora são características do trabalho da instituição, que acredita que esse tipo de atendimento pode transformar a experiência dos pacientes. Nesse sentido, o Hospital cada vez mais agrega uma estrutura moderna, com equipamentos tecnológicos, a processos inteligente e um corpo clínico humanizado, que preza pelo bem-estar dos pacientes.

Vrandecic ressalta que instituições que atuam na alta complexidade da área da saúde necessitam da integração entre o foco da padronização dos processos e a mudança comportamental em prol dos objetivos.

“É necessário competência, não só para definir como também para atender os padrões considerados adequados a um atendimento hospitalar de excelência, sem se esquecer de criar mecanismos de flexibilidade para ajustá-los dentro de um processo de melhoria contínua”.

Conquistar acreditações que certificam a excelência de uma instituição de saúde é um processo que demanda união de toda equipe. Engajamento é a palavra de ordem quando se busca um objetivo em comum. “Implementar esses processos depende da capacidade de gestão e liderança, sustentada por comportamentos que vão além da condição de simples participação, exigindo um maior envolvimento de todas as partes”, completa Vrandecic.

Esta matéria foi publicada na56ª edição da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados