ABIMED lança canal de denúncias independente

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) implementa, a partir desta semana, um canal de denúncias externo e independente. O objetivo é reforçar a transparência do processo, garantir confidencialidade às informações e segurança ao denunciante.

O canal independente é aberto a qualquer cidadão, instituição ou empresa e as denúncias podem ser anônimas. O único requisito é reportar desvios de conduta praticados por empresas associadas da ABIMED, que representa 215 indústrias de equipamentos e produtos médico-hospitalares.

As denúncias serão recebidas por uma empresa especializada, que fará uma primeira análise para verificar se existe materialidade e plausibilidade nas informações. Depois de classificadas, serão encaminhadas à Comissão de Ética da ABIMED – que também possui atuação autônoma, – para o devido encaminhamento.

“Esse canal externo ajudará a ABIMED na gestão de ações de empresas associadas que não estejam em conformidade com o nosso Código de Conduta. Além de garantir o anonimato, a confidencialidade dos dados e possibilitar que o cidadão se sinta seguro e protegido, o canal independente vai agilizar o processo de denúncia”, avalia Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED.

Práticas lesivas à livre concorrência e ordem econômica em ambiente público e privado, interação e pagamentos a profissionais de saúde não permitidos pelo Código de Conduta da ABIMED, financiamento ou estímulo a pacientes e entidades em medidas litigiosas e vazamento ou uso indevido de informações são alguns exemplos de desvios de conduta que podem ser reportados.

O Canal de Denúncias da ABIMED pode ser acessado pelo sitewww.abimed.org.br. Ao registrar as informações, o denunciante receberá um número de protocolo com o qual poderá acompanhar online o andamento da denúncia. Para isso, deverá escolher no site a opção “Consultar resposta”.

Veja mais posts relacionados

Siemens adota plataforma IoT na FEI

MindSphere, sistema operacional aberto baseado em nuvem da Siemens, será integrado ao avançado laboratório de manufatura digital da Engenharia de...

Fenasaúde terá nova Diretora-geral

A advogada e engenheira Vera Valente será a nova diretora-geral da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), substituindo o engenheiro...

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

*Ao registrar-se em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.